12 de novembro de 2011

Photoshop:


Exposição de Urbano - neste meio de mar



Urbano é um dos mais conceituados artistas da sua geração. A exposição antológica de Urbano reúne trabalhos criados entre 1996 e 2011 e assenta essencialmente em 3 núcleos, correspondendo cada um deles a uma técnica ou suporte: papel, tela e gesso. O gesso é um suporte que Urbano tem vindo a explorar desde 1997, e com o qual tem produzido um assinalável conjunto de obras, até agora inéditas, pelo que será privilégio desta exposição a sua primeira apresentação pública.
Com esta exposição de carácter antológico, a Direcção Regional da Cultura, através do o Museu Carlos Machado, renova com Urbano um diálogo iniciado em 1983, por ocasião da sua primeira exposição individual. Assim, vinte e oito anos depois, o Museu volta a revelar novos trabalhos de Urbano, agora integrados no contexto mais vasto da sua obra.

















8 de novembro de 2011

Vídeo Arte

"É uma forma de expressão artística, na qual o vídeo é o elemento principal. Supõe uma nova linguagem, uma nova inter-relação entre imagem e espectador, em que a primeira sai da tela para interagir com o resto do meio, integrando as imagens junto aos demais elementos que a formam.
Ajudado pelas novas tecnologias, esta arte consegue projetar as imagens além do monitor e para diferentes direções, obrigando ao público a iniciar um percorrido sobre um espaço, de um todo, do qual as projeções fazem parte. Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. "






2 de novembro de 2011

Animação de plantas endémicas dos Açores.




Pintura e animação de plantas endémicas dos Açores.
Programas utilizados: Adobe Photoshop Cs4 e Adobe Premiere Pro.






Estatuto:
Endémica dos Açores.
Distribuição:
Em todas as ilhas dos Açores, excepto Santa Maria, Graciosa e Corvo.
Descrição:
Arbusto perene, anão, raramente com mais de 15 cm de altura; caule com pêlos glandulares, folhas até 8 mm de comprimento; flores cor-de-rosa a púrpura, glabras.
Ecologia:
Cresce geralmente acima dos 500 m e no Pico sobe a montanha até os 2200 m onde se pode tornar dominante. Muito tolerante à secura prefere habitats fortemente expostos. Aparece em prados naturais ou semi-naturais e como colonizadora de habitats secos de depósitos de inertes ou correntes de lava.




Fundo utilizado na animação: